A terça-feira (20) foi de intensa negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Matões/MA (SINTRAED Matões) e o governo municipal. Após uma reunião realizada no último sábado (17), o sindicato havia sinalizado para a deflagração de uma greve dos servidores da educação. A decisão foi comunicada ao poder público ainda na segunda-feira (19).
Após algumas tentativas, uma nova reunião foi marcada com o governo municipal para esta terça-feira (20). O encontro foi marcado por intenso debate, já que a Prefeitura estava irredutível em sua decisão e relutava em conceder o aumento reivindicado pela classe através do órgão representativo, o Sindicato.
Estavam presentes o presidente do SINTRAED, professor Clemilton Loureiro; o vice presidente do SINTRAED, professor José Neto; o tesoureiro João Gomes; o representante dos operacionais Joelson Ferreira dos Santos; o contador Francisco Neto e o advogado Dr. Enivaldo Azevedo; representantes do governo: pela manhã o prefeito Ferdinando Coutinho, vereadores Reginaldo Janjão, Zé Natan, Inácio Carvalho; manhã e tarde: Igleses Brandão, Antonio Maria (professor Tote), secretários municipais Tiago Brito (Educação), Nonatinho, Sidiney, Marcos Vinícius e Airlan.
CONQUISTAS
De um lado, o prefeito Ferdinando Coutinho oferecia reajuste de 3,49 mais 1% de anuênio (que já é uma conquista de outras gestões), enquanto o SINTRAED propunha aumento de 6,81% – valor mínimo nacional repassado pelo governo federal. O SINTRAED permaneceu firme com a sua proposta e, por fim, conseguiu chegar ao valor reivindicado.
O resultado da reunião com o governo foi repassado durante reunião com os servidores na noite desta terça-feira (20). O presidente do SINTRAED, professor Clemilton Loureiro, destacou durante a reunião que “este aumento não é mérito do governo”, mas da luta da categoria. O vereador professor Tote ratificou esse entendimento, elogiando a competência da diretoria na condução das negociações. O professor João Gomes também enfatizou a dificuldade de negociação com o governo. Além da habilidade da diretoria nas negociações, os professores e vereadores Antonio Maria (Tote) e Igleses Brandão foram muito importantes nessa conquista, afirma o presidente do SINTRAED Clemilton Loureiro.
Além disso, durante a reunião com o governo, o Sintraed conseguiu o incremento de 35% ao salário dos motoristas com a gratificação, além do aumento dos operacionais, a retirada das faltas e o pagamento do primeiro terço das férias já em março próximo. Os valores são, por seguimento: 6,81% para os professores e 3,49 para serviço gerais e vigias. Já na reunião realizada à noite com os professores, o acordo foi aceito pela categoria quase que por unanimidade. Apenas uma professora votou contra.
O presidente Clemilton Loureiro finalizou a reunião com um convite para o coquetel com os associados. O evento será realizado no dia 6 de março em comemoração aos 18 anos do SINTRAED e acontecerá na atual sede do Sindicato, localizada na Rua Nova.
Com isso, a categoria inicia as aulas normalmente nessa quarta-feira (21 de fevereiro).
Fonte: ASCOM SINTRAED