A pesquisa Econométrica divulgada na tarde de terça-feira, 9, pela TV Difusora, mostram dois cenários que vêm se repetindo desde o início de 2021 e tendem a chegar no mesmo rumo em 2022:
1 – o senador Weverton Rocha (PDT) é o principal candidato da base do governo Flávio Dino (PSB), liderando todos os cenários -com mais que o dobro do segundo colocado -e já empatado tecnicamente com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) nos cenários em que ela aparece;
2 – o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) não consegue deslanchar nos levantamentos e mantêm-se empatado tecnicamente na disputa pelo terceiro lugar, com o senador Roberto Rocha (PSDB) e o ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD).
No caso de Weverton, sua dianteira se justifica pela intensidade de sua pré-campanha, que reúne o maior número de partidos, o maior número de prefeitos, o maior número de deputados federais e estaduais e o maior número de lideranças empresariais apoiando sua candidatura.
Weverton é o único candidato que, neste momento da campanha, depende apenas de si para seguir em frente na campanha de 2022.
Já o caso de Carlos Brandão é um enigma conceitual: ele não deslancha por que não tem base político-partidária e apoio de lideranças ou não tem base político-partidária por que não deslancha?
A resposta para estas questões envolvendo o vice-governador – e o caminho que o governo seguirá – começará a ser respondida pelo próprio governador Flávio Dino, no dia 20 de novembro.