Deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia em visita ao Hospital Carlos Macieira |
O objetivo da visita era conhecer o trabalho de referência oferecido pela unidade estadual de saúde, reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como primeiro hospital público referência em alta complexidade das regiões Norte e Nordeste.
A comitiva foi recepcionada pelo diretor do hospital, Edilson de Medeiros Júnior, que apresentou a estrutura e os serviços esclarecendo como se deu o processo de certificação.
Edilson Júnior explicou que a certificação é o reconhecimento da entidade. “Nosso processo de certificação pela ONA teve início em dezembro de 2019 e o prazo de conclusão era de 24 meses. Mas com nove meses, concluímos o processo e, em fevereiro deste ano, entregamos ao governador Carlos Brandão (PSB) nosso certificado de Acreditação”.
Reconhecimento
“Parabenizo os servidores do Hospital Carlos Macieira. Isto é apenas um certificado, mas a acreditação dessa unidade de saúde a gente ouve é da boca dos usuários. Foi uma visita muita produtiva. Nosso objetivo era também identificar problemas e buscar solucioná-los”, disse o presidente da Comissão de Saúde, deputado Florêncio Neto.
Carlos Lula, ex-gestor da saúde estadual, frisou que recebeu a notícia da certificação de acreditação do Carlos Macieira com o coração cheio de alegria.
“A gente sabe que a certificação é um caminho que leva muito tempo. Quando olhamos para trás, vemos o quanto se avançou. Existe a certificação formal feita pela ONA, mas também a certificação de acreditação social, que é feita pela população. E a população maranhense reconhece os serviços prestados pelo Carlos Macieira”, ressaltou.
“Quando a gente ama o que faz, o resultado não pode ser outro. Essa é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que conta com uma prestação de serviço de excelência. Parabéns a todos que fazem essa unidade de saúde. Que seu exemplo se estenda por todo o Maranhão”, concluiu a deputada Cláudia Coutinho.