A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Matões realizou ações de sensibilização e alerta sobre o Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta terça-feira (30). As atividades incluíram panfletagens e palestras realizadas em praça pública, no centro da cidade.
Segundo Ana Paula Vieira, Secretária de Assistência Social de Matões, os Creas e CRASs desempenham um papel importante no acompanhamento de casos de direitos violados. Além de acolher e oferecer escuta especializada, essas unidades também realizam estudos sociais e diagnósticos socioeconômicos das famílias, a fim de identificar fragilidades e trabalhar no fortalecimento dos vínculos. Também é oferecido atendimento psicossocial e orientação jurídico-social. Dependendo do diagnóstico, pode ser necessário encaminhar os casos para a rede de serviços locais e articular com outros serviços relacionados a políticas públicas.
A Secretária de Assistência ressaltou a importância de denunciar situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, seja por meio dos canais de denúncia disponíveis ou buscando ajuda de órgãos competentes. Ela destacou: "Juntos, podemos combater esse grave problema e garantir um futuro seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes."