A Prefeitura de Matões implantou um centro de referência em transtorno do espectro autista (CR-TEA) para atender crianças e adolescentes com autismo. A equipe multidisciplinar é composta por neuropediatra, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicopedagoga, todos coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os atendimentos acontecerão semanalmente e serão realizados mediante encaminhamento dos profissionais do programa Estratégia Saúde da Família nas unidades básicas de saúde. O objetivo é proporcionar um atendimento responsável e acolhedor, dando todo o suporte necessário para as crianças e adolescentes e suas famílias.
De acordo com o Secretário de Saúde, Daniel Marques, a implantação deste centro de referência reforça o comprometimento com o bem-estar de todas as crianças e adolescentes do município. Além disso, o Secretário Municipal de Governo, Raimundo Nonato, afirmou que esse é um projeto pioneiro pela iniciativa da implantação de um serviço municipal dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo ao anseio da sociedade organizada com o apoio do prefeito Ferdinando Coutinho.
Familiares, crianças e adolescentes que aguardavam a oportunidade de acesso ao diagnóstico e terapêutica no serviço público agora têm um motivo para comemorar. Com a criação do CR-TEA, eles terão acesso a um atendimento especializado de qualidade e, assim, poderão ter uma melhor qualidade de vida. A iniciativa da Prefeitura de Matões serve como exemplo para outras cidades que ainda não possuem um serviço semelhante em seu município.