Nesta sexta-feira (24), a cidade de Matões foi palco de uma celebração especial no Centro Tecnológico: a homenagem ao Bicentenário de Gonçalves Dias, organizada pela Academia Matoense de Letras.
O evento contou com a presença de membros da Academia Matoense de Letras, além de diversos alunos e representantes das escolas municipais e estaduais. Todos se reuniram para prestar homenagem ao famoso poeta brasileiro, Gonçalves Dias.
Durante o evento, os versos do poema mais famoso de Gonçalves Dias, a “Canção do Exílio”, ecoaram pelo local. “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá… As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá…” - essas palavras, tão emblemáticas da obra do poeta, foram recitadas e celebradas durante as diversas apresentações.
O presidente da Academia Matoense de Letras expressou seu sentimento em relação à importância da obra de Gonçalves Dias: “Eu acho que um poeta está vivo todos os dias. A vida é como um livro. Cada dia é uma nova página a ser escrita com nossas ações e experiências”.
A celebração do Bicentenário de Gonçalves Dias em Matões foi, sem dúvida, um evento que reforçou a importância da literatura e da poesia na cultura brasileira, além de homenagear um dos maiores poetas do país.