A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, vai promover na próxima segunda-feira, 24, na UBS do Alto da Seriema, uma série de ações voltadas a saúde da mulher, em decorrência do “Outubro Rosa”.
Ao longo do mês de outubro, a Prefeitura irá promover diversas ações voltadas a saúde da mulher, em diferentes unidades de saúde.
O Outubro Rosa busca anualmente compartilhar informações e conscientização sobre o controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Confira as atividades:
- CONSULTA MÉDICA (CLÍNICO GERAL)
- CONSULTA GINECOLÓGICA
- ULTRASSOM
- EXAMES DE SANGUE
- CITOLOGIA
- VACINAS
- ATENDIMENTO NUTRICIONISTA
- PALESTRA EDUCATIVA
- ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
- FISIOTERAPIA (GINÁSTICA LABORAL)
- TESTES RÁPIDOS
Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo estimados mais de 66 mil casos novos da doença em 2021 no Brasil. Também é a doença que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres no país. As maiores taxas de incidência e mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, quando vários estados se juntaram para fazer ações de conscientização sobre a doença. O laço rosa foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o símbolo aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Após o acontecido, outras entidades aderiram ao laço rosa.
Os principais sintomas do câncer de mama são caroço, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Pequenos nódulos no pescoço ou região abaixo das axilas também podem aparecer.